18 março, 2017
Comentários

Quando vem a retomada da economia?

Vocês devem estar ouvindo pelas ruas, ou lendo em jornais e revistas que uma retomada da economia parece estar em curso. A mídia propaga os novos índices de taxas de juros e de inflação como se fosse o fim de uma crise que já acabou.
No entanto, você olha para os números de sua empresa e se pergunta: se a crise acabou, por que meus números não melhoram?
Em primeiro lugar o que tem melhorado estatisticamente os índices é a base atual de comparação. Lembre-se o ano passado foi de uma grande crise. Todos os índices estavam muito ruins.
Vários fatores ainda restringem a retomada da economia. O primeiro deles e acredito que o mais importante é o desemprego, que ainda possui uma tendência de piorar um pouco para depois começar a melhorar.
Temos ainda a elevada taxa de juros praticada no Brasil. Mesmo com a celebrada redução da taxa básica de juros, a SELIC, em 0,75%, chegando agora a 13% ao ano, o Brasil ainda possui uma das maiores taxa básica de juros do mundo. Esta taxa de juros elevada, aliada a um cenário de baixo consumo da economia (lembra do desemprego?), faz com que os investidores prefiram deixar seu dinheiro aplicado a fazer um investimento em uma nova linha de produção, por exemplo, e consequentemente, os empregos não voltam.
Mas o Banco Central anunciou que a taxa deve baixar até chegar em 9,75% ao ano... Sim. Mas a análise da taxa de juros deve considerar também a taxa de inflação. Vamos lembrar que para chegarmos à taxa de juros real, descontamos da SELIC a taxa de inflação. Então, quando o Banco Central divulgar que a taxa de juros SELIC vai diminuir, corra e veja se a previsão da taxa de inflação também é de queda.
No caso do Brasil está ocorrendo exatamente isso. A previsão da SELIC é de queda. E a da inflação também (que bom não é?). Mas com este cálculo, vamos continuar com uma taxa de juros real elevada. Precisamos que a taxa de juros diminua proporcionalmente mais do que a inflação.
Com uma taxa de juros mais baixa, o investidor começa a ver com bons olhos o investimento em produção. Os empregos voltam a aparecer, o crédito volta ao mercado e a economia começa novamente a crescer.
Então, existe sim um início de retomada, mas ela não será tão rápida como queremos e para aparecer nas análises de nossas empresas, vai demorar um pouco ainda.
Portanto, para quem já acompanha os números e gráficos dos índices da empresa, aguarde que, se você fizer um bom trabalho de redução de custos e alinhamento de processos, seus números irão refletir esta melhora.
Caso você ainda esteja sem os dados de sua empresa de maneira que possam ser analisados. Você está trabalhando no escuro e a melhora não será percebida.

Por Leonardo Ramos e Vinicius Neves – Sócio-Diretores da VF Neves – Soluções em Finanças

Comentários