Image
28 março, 2017
Comentários

Resende será polo de soros antivenenos

Autoridades de Saúde do Estado e do município selam compromisso, e anunciam pronto atendimento às vitimas de cobras, escorpiões e aranhas


Um encontro na segunda feira, 27 de março, entre autoridades de Saúde do estado do Rio de Janeiro e do município firmou o compromisso para a criação de um polo de soros antivenenos em Resende, a fim de atender possíveis vítimas de picadas de cobra, aranha ou escorpião. A novidade é resultado de solicitação por parte do prefeito Diogo Balieiro Diniz ao Governo do Estado, tendo em vista o município concentrar histórico de incidentes com animais peçonhentos.

Além da preocupação com o pronto atendimento da população resendense e de visitantes por parte do poder Executivo, a rede municipal de saúde de Resende é muito procurada por moradores de cidades vizinhas, tanto do estado do Rio, como de Minas Gerais e São Paulo, o que justifica a viabilização do Polo, que funcionará no Hospital de Emergências.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos 10 anos ocorreram 124 ocorrências com peçonhentos na região, sendo 74 destes em Resende. O protocolo para o funcionamento do Pólo Antivenenos de Resende prevê o funcionamento oficial para a partir do próximo dia 03.

A visita a Resende contou com inspeção das autoridades estaduais no espaço que dará lugar ao Polo, cujas condições foram aprovadas pela equipe.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz explicou que, por recomendação da Anvisa – Agencia Nacional de Vigiliância sanitária, os diversos tipos de soros ficarão armazenados, em ambiente especial, equipado com termômetro e outros detalhes de segurança.

As equipes do Estado e do Município também visitaram locais onde há registros de maior incidência de serpentes, nos bairros Casa da Lua, na Morada da Colina, Mirante das Agulhas, Loteamento Bela Vista e bairros em torno da Siderúrgica Votorantim.

Comentários