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07 março, 2017
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Sala SESI Matemática transforma disciplina em diversão por meio de games, em Barra do Piraí

Metodologia diferenciada atrai o interesse de crianças e jovens pela disciplina

Aprender matemática e, ao mesmo tempo, se divertir. O que parecia impossível hoje faz parte da rotina dos estudantes das escolas SESI do Sul Fluminense. E para estimular o aprendizado da disciplina que é considerada vilã, o Sistema FIRJAN inaugurou nesta terça-feira, dia 7, mais uma Sala SESI Matemática, desta vez, na unidade de Barra do Piraí. O espaço dedicado à disciplina conta com games e recursos tecnológicos que descomplicam as aulas e encantam os alunos.

Lançado em 2012 pelo Sistema FIRJAN, o programa SESI Matemática utiliza diversas tecnologias para quebrar a resistência dos alunos ao aprendizado da disciplina. “O objetivo é formar adultos mais críticos e com o raciocínio lógico bem desenvolvido, o que terá impacto direto na formação de profissionais bem qualificados, prontos para atuarem no mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, salienta o presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Sul Fluminense, Edvaldo de Carvalho.

Ao todo, são 40 notebooks, projetor, lousa digital e mobiliário diferenciado, criado para estimular crianças e jovens no aprendizado da disciplina. Segundo o coordenador de matemática do SESI Rio, Helio Franca Braga, a partir de agora, a Sala SESI Matemática conta com atividades para alunos também da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. “Adaptamos os espaços com materiais concretos apropriados para essa faixa etária que despertam a compreensão da disciplina por meio de jogos de tabuleiro, cartas e jogo da memória”, ressalta o especialista.

A gerente do SESI/SENAI Barra do Piraí, Mônica Leone, ressaltou que a Escola SESI Barra do Piraí completa 20 anos em 2017 e que já passou por uma grande transformação. “Começamos com a Educação Infantil e ampliamos nosso atendimento para os ensinos Fundamental e Médio, até à Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, conta, acrescentando que a unidade recebe diariamente cerca de 600 alunos.

Carlos Patrick Ferreira, de 17 anos, é aluno do 3º ano do Ensino Médio. Ele estuda no SESI Barra do Piraí desde os três anos ele acompanhou grande parte dessa trajetória. “A sala da matemática é uma continuação aprimorada e mais divertida, porque o que você vê em sala de aula, também vê no jogo”, disse o jovem. A aluna do Ensino Fundamental I, Maria Clara Lopes Terra, de 10 anos, aprovou o novo ambiente de aprendizagem. “É uma forma muito legal de incentivar os alunos a aprender cálculos difíceis, porque podemos brincar aprendendo”, conta.

Pesquisa realizada em 2011 pelo Sistema FIRJAN com mais de 600 empresas de todo o país revelou que a falta de competência matemática e de raciocínio lógico são deficiências apresentadas pelos trabalhadores atuais, o que resulta na falta de profissionais qualificados para atuar nas empresas, principalmente nas áreas ligadas às ciências exatas. A matemática é também a base para inovação, fundamental para o desenvolvimento econômico e social de um país.

Atualmente, cerca de 260 escolas utilizam recursos do programa em todo o país. A metodologia já foi adotada por Santa Catarina, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Bahia e Ceará, no ano passado, alcançando mais de 240 mil estudantes.

O desempenho dos brasileiros na disciplina de Matemática é um problema nacional. São estudos e avaliações que comprovam o fato, como é caso do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que avalia o desempenho escolar em Matemática, Leitura e Ciências. No último exame, realizado em 2015, o Brasil ocupa a 65ª posição no ranking mundial de desempenho da Matemática, muito atrás da Singapura, Hong Kong e Macau, que aparecem nas primeiras posições. Em relação aos países da América Latina, o Brasil também apresenta defasagem no desempenho da disciplina, atrás da Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia e Peru.

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