21 junho, 2016
Comentários

Secretaria de Saúde de Barra Mansa analisa situação financeira da Santa Casa

Dívida deixada por governo anterior é alta; medidas para colocar contas em dias passam por estudo

A secretaria de Saúde de Barra Mansa espera que o atendimento no ambulatório da Santa Casa de Misericórdia esteja regularizado nesta terça-feira, dia 21. Os serviços foram suspensos por falta de repasse de verbas pelo município. A expectativa do secretário municipal de Fazenda, Everton Rezende, é creditar ainda nesta segunda-feira pelo menos R$ 530 mil, amortizando uma dívida de aproximadamente R$ 860 mil, referente ao repasse de complementação de verba do município entre os meses de janeiro e março. "Temos um débito relacionado à parte do repasse de janeiro, além dos valores totais dos meses de fevereiro e março. Dessa maneira, deixaríamos em aberto os valores referentes a abril e maio, este último ainda sendo contabilizado", informou Everton.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Sérgio Cileno, Barra Mansa está vivendo um momento extremamente complexo. “Há 12 dias a maioria dos contratos da Saúde está sob intervenção do Ministério Público Estadual. Após o afastamento do prefeito Jonas Marins e do então secretário da pasta, Luiz Antônio Almeida Viana, estamos fazendo um levantamento sobre a real situação da saúde do município. Até o momento, constatamos atrasos de mais de três meses em pagamentos com fornecedores e prestadores de serviços, vencimento de contratos com as OSS (Organizações Sociais de Saúde) e queda na arrecadação de impostos. Em contrapartida, nos certificamos que não existem atrasos em verbas do governo Federal, porém os repasses do governo Estadual não estão em dia”, detalhou Cileno.

Esta semana, para agilizar o processo de conhecimento real das finanças da Saúde no município, técnicos e profissionais do setor de Saúde vão atuar em regime de plantão. Com expediente até às 22 horas. “Precisamos levantar, de maneira fiel, os valores a pagar e a receber. Pedimos a população e aos fornecedores um voto de confiança, a fim de que possamos colocar a Saúde em ordem. Neste momento, nossa prioridade é o funcionamento do ambulatório da Santa Casa e manter o setor de atendimento de emergência das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), além de entregar medicamentos nas Unidades de Saúde, em falta há cerca de dois anos”, explicou o secretário.

O gerente financeiro da secretaria de Saúde, Ebio Narduche, ressaltou o empenho dos funcionários neste momento difícil do município. “Conseguimos uma boa receptividade dos servidores, que têm nos ajudado muito. Esperamos implantar em no máximo 60 dias um novo sistema de gestão, focado no profissionalismo, transparência e compromisso com o que assumirmos daqui para frente”, concluiu.

Comentários