Segurança em centros comerciais ganha reforço de Grupo Especial da PM em Volta Redonda
Numa reunião realizada no Sindicato do Comércio Varejista de Volta Redonda (Sicomércio-VR), na última quinta-feira, 12/05, o comandante da Polícia Militar, César Augusto Souza Rosa, anunciou a criação de um grupo especial formado por 20 policiais que irão reforçar o patrulhamento e atender exclusivamente chamados de comerciantes. O objetivo é reduzir o número de assaltos, furtos e roubos no Aterrado, Vila Santa Cecília, Centro e Retiro. Cada um dos bairros terá um policial responsável para atender os chamados. Eles vão trabalhar das 9 às 20 horas.
“Precisamos mudar essa realidade, mas precisamos contar com o apoio também dos comerciantes que precisam investir em câmeras de segurança e monitoramento particular, porque isso ajuda a inibir a ação dos criminosos, além de ajudar na identificação desses bandidos”, comentou o comandante. Ele apresentou os policiais, que passaram para os comerciantes. Os empresários que perceberem alguma atitude ou pessoa suspeita deve ligar imediatamente para esses policiais que vão checar a denúncia. “Queremos prevenir antes que aconteça. Esse grupo vai trabalhar focado no combate a esse tipo de crime”, disse.
Ele citou que já tem um suspeito que pode ser o responsável pela maioria dos crimes e que já está trabalhando para prendê-lo. “Já temos imagens de circuitos fechados de onde ele assaltou e isso vai nos permitir prendê-lo em breve porque conseguimos identifica-lo nas imagens”, comentou.
O vereador Fernando Martins, que também participou da reunião, disse que vai fazer um projeto de lei, depois de conversar com o Governo Municipal, para criar mecanismo que possam interligar as câmeras de segurança das lojas ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). Ele acredita que, em caso de arrombamento ou roubo em estabelecimentos comerciais, os agentes vão poder visualizar a ação dos bandidos e enviar uma equipe até o local. “Se trabalharmos de forma integrada, a ação será mais rápida. Vou conversar e ver qual a possibilidade técnica de se fazer isso”, disse.
O presidente do Sicomércio-VR, Jerônimo Pereira dos Santos, elogiou a iniciativa da Polícia Militar. “Estamos felizes de ter esse retorno depois de mostrarmos a nossa insegurança e, ter essa atenção e esse empenho do Comando da Polícia Militar, mostra que há a vontade do comandante em resolver esse problema. Vamos trabalhar juntos para evitar que esses bandidos continuem atordoando a todos. Além das câmeras, é preciso registrar as ocorrências para que as polícias Civil e militar saibam onde está acontecendo os crimes”, acrescentou.
O presidente da Associação Comercial (Aciap-VR), Joselito Magalhães, falou da importância de se unir neste momento. “A sugestão da Polícia Militar de se reforçar o monitoramento é válida e estamos confiantes nesse trabalho proposto de reforço do policiamento, mas todos nós precisamos fazer a nossa parte”, comentou.
A presidente da CDL-VR, Maria Auxiliadora de Ávila Marcelino, a Dorinha, lembrou que o projeto apresentado para reforçar o policiamento pelo Comando do 28º Batalhão de Polícia Militar vem atender ao pedido das entidades empresariais de melhoria da Segurança Pública nos centros comerciais. “Vimos a necessidade dos lojistas e outros comerciantes e pedimos que fosse feito algo para reduzir os índices de assaltos e fomos atendidos. Essa reunião mostra que juntos somos mais fortes e que o comandante César está se esforçando para acabar com essa criminalidade”, acrescentou.
Além dos representantes das entidades, também participaram comerciantes e o vereador Jorginho Fuede.
Comentários