Image
06 fevereiro, 2018
Comentários

Semana foi marcada pela volta às aulas dos estudantes da Rede Municipal de Ensino da região

Volta às aulas na rede pública de Volta Redonda teve entrega dos novos kits escolares

Ao entrar em sala de aula, os alunos foram recebendo os kits escolares – só nesta segunda, primeiro dia de aula, já foram entregues cerca de 3,5 mil. Na Escola Municipal Dr. Júlio Caruso, no bairro Eucaliptal, os 750 alunos ficaram encantados com a novidade. Um dos estudantes é Eduardo Mattos de Lima, de 13 anos, que se mostrou feliz por receber o material no início do ano letivo.

“Chegou muito rápido. Antigamente chegava lá pelo meio do ano”, ressaltou Eduardo, que cursa o 8º Ano do Ensino Fundamental e recebeu seu material das mãos da secretária de Educação, Rita de Cássia Andrade.

Colega de classe, Hanna Rocha Ribeiro, 12 anos, também elogiou a entrega no início do ano. “Achei bom, porque nos outros anos chegava bem mais tarde. E aí, prejudicava outros alunos que não tinham condições e dependiam do material. A gente acabava dividindo, emprestava”, explicou.

De acordo com a secretária de Educação, a previsão é que todos os cerca de 37 mil alunos da rede já terão recebido os kits até logo após o Carnaval. “São 40 mil kits adquiridos, pois temos uma margem de 10% para atender aos alunos que ingressam durante o ano letivo”, explicou Rita, ressaltando que todos os kits escolares já estão em Volta Redonda e sendo entregues.

O prefeito Samuca Silva, fez questão de enfatizar que o planejamento feito em 2017 - primeiro ano do novo governo - está sendo fundamental para as melhorias na educação de Volt Redonda.

“Além dos kits escolares, estamos entregando o material de limpeza e pedagógico, que já chegaram em 57 unidades. Quando a escola é maior, priorizamos a entrega desses materiais, por conta do início das aulas. E logo após o carnaval, vamos entregar também os uniformes. Aguardem, pois ficou bem bonito. Os estudantes poderão se orgulhar de estudar na rede pública municipal.” explicou Samuca Silva.

Os alunos das creches estão recebendo agenda e mochila. Já os da pré-escola, ganham agenda, estojo, giz de cera, duas massas de modelar e mochila. Os alunos do 1º ao 5º ano, por sua vez, recebem mochila, estojo, apontador, régua, agenda, tesoura sem ponta, borrachas, caixa de lápis de cor, lápis preto e caderno brochura. De 6º ao 9º ano, o kit é formado por apontadores, borrachas, caderno de desenho, cadernos universitários, canetas esferográficas, esquadro, estojo, tesoura sem ponta e transferidor.

“Já estamos, inclusive, licitando os kits escolares para 2019. Continuamos a valorizar a educação para os nossos jovens, que são o futuro da nossa cidade”, acrescentou o prefeito Samuca.


Barra Mansa terá educação em tempo integral

A Secretaria de Educação de Barra Mansa está com várias inovações para o ano letivo 2018. Uma delas, é a educação em tempo integral, que começa a ser implementada na Rede Municipal em seis das 72 unidades escolares. A perspectiva é alcançar aproximadamente 4,5 mil alunos com conteúdos além da grade curricular tradicional, inovando com oficinas, aulas de xadrez educativo, musicalização, artesanato, empreendedorismo, formação profissional, robótica, atividades esportivas e ensino de línguas - espanhol, francês, inglês e alemão – para alunos do 6º ao 9º ano, e inglês e espanhol – para alunos do 1ª ao 5º ano.

Os alunos da educação integral ficarão nas escolas de 7 às 17 horas. Eles receberão cinco refeições diárias, com café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde e jantar. As escolas foram adaptadas para que os alunos tomem banho após a prática de atividades físicas.

Para atender as demandas da educação integral foram construídas novas salas, implantados módulos educacionais e estão sendo adquiridos móveis e equipamentos para perfeito funcionamento das unidades.


Sistema de diário digital será novidade nas salas de aula de Porto Real

A adoção do Sistema Integrado de Gestão Escolar, SIGE, que funciona como um diário de classe digital, em toda rede de escolas municipais foi uma das novidades da Abertura do Ano Letivo de 2018. “Os professores serão capacitados e vão perceber que são grandes beneficiados pelo sistema, porque passarão a ter mais tempo para se dedicar a sua função principal, que é dar aula”, adianta o novo secretário municipal de Educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino da Silva, que implantou o SIGE quando esteve à frente da direção do CIEP Brizolão 487 Oswaldo Luiz Gomes, no bairro Freitas Soares.





Comentários