24 junho, 2016
Comentários

Serviços em córrego atende moradores do Parque Vitória, em Três Poços

Trabalho preventivo contratado pelo Furban evitará alagamento de residências durante as chuvas de verão

        O diretor geral do Fundo Comunitário de Volta Redonda (Furban), Marco Antônio Faria Marques, afirmou que em 45 dias deverão estar concluídos os serviços de limpeza e desassoreamento do Córrego Santa Clara, no Parque Vitória, em Três Poços, devem estar concluídos. O trabalho – feito pela empresa RJ Fernandes (de Volta Redonda), contratada por meio de concorrência pública – tem um valor estimado de R$ 41 mil, e deve beneficiar cerca de 2 mil famílias na área, principalmente nas ruas 7, 8 e 9, evitando a ocorrência de alagamentos no período de verão, com chuvas intensas.
        Com o serviço, o Córrego Santa Clara terá a sua capacidade de vazão aumentada. O córrego, que tinha apenas meio metro de largura, está ganhando margens de 4,5 metros, com a retirada da terra e aprofundamento e estabilização do seu leito. De acordo com Marques, o período atual, com poucas chuvas, favorece a rapidez e a segurança dos serviços.
“Estamos atendendo ao pedido da comunidade do Parque Vitória, e vamos trabalhar toda a extensão do córrego Santa Clara, cerca de 500 metros lineares, fazendo a limpeza e o desassoreamento. A empresa que venceu a licitação começou esta semana os trabalhos, com uma equipe, caminhão para a retirada da terra e uma máquina escavadeira”, explicou.
        O morador Mateus Moreira Coelho, de 26 anos, que vive com a mulher e três filhos menores na Rua 9, disse acreditar que não haverá mais risco de alagamentos com a obra. “Acho que vai melhorar muito, era muito ruim quando a água chegava na nossa casa”, disse. A dona de casa dona Maria Lúcia de Souza, também moradora na Rua 9, afirmou que a limpeza e alargamento do córrego é “um alívio”.
“Há cerca de 4 meses, o córrego ficou cheio demais, invadiu as três ruas e entrou em algumas casas. Parece que com essas obras, de abrir mais as margens, fazer a limpeza, não teremos mais água nas casas, acredito que vai mudar para melhor”, enfatizou.
Segundo um dos responsáveis pela empresa que está realizando o trabalho, toda a terra retirada do córrego está sendo levada para um terreno da empresa e que depois de seca, será transportada para o aterro sanitário em Barra Mansa.

Comentários