Tomografia: Itatiaia zera a fila de espera para marcação de exames
Em dezembro, havia 235 pessoas na fila de espera, porém do início do ano até o momento 177 exames foram agendados
O empenho da equipe do Tratamento Fora Domicílio (TFD) de Itatiaia, por meio da secretaria de Saúde, rendeu a diminuição na fila de espera por exames de tomografia.
Segundo dados da secretaria, em dezembro, havia 235 pessoas na fila de espera, porém do início do ano até o momento 177 exames já foram agendados. Uma demanda reprimida dos anos de 2015-2016 resultou em mais de 100 exames para serem marcados, em 2017, a demanda de exames de tomografia corresponde a quinze munícipes na fila da espera.
No mês de Janeiro de 2017 foram marcados 30 exames de tomografia. Em fevereiro o saldo foi de 28 exames marcados, e para o mês de março serão 32 munícipes que terão a oportunidade de realizar o exame, e a agenda de Abril considera 26 pessoas incluídas para a realização.
- Estamos trabalhando pensando na frente. Estamos vivendo uma crise que não inibe as iniciativas públicas. De acordo com a nossa pactução com as unidades que realizam exames de tomografia, conseguimos marcar em média 30 exames por mês. Isso nos ajudará a zerar a fila de espera para a marcação de exames de tomografia. Fazendo uma projeção positiva das nossas ações, levando em consideração os eventos adversos, em quatro meses conseguiremos zerar a fila de espera – pontua a Gerente de Sistemas do TFD, Jacira Amado.
Ausência sem motivo
Outro grande problema da secretaria de Saúde são os munícipes que marcam exames e não comparecem. A Prefeitura concede o serviço de locomoção até as unidades de Saúde em outros municípios, de forma gratuita, porém, a alta taxa de ausência dos munícipes é bem maior.
- Casa vazia, morador não se encontra no endereço informado, ou simplesmente não comparecem, esses são alguns motivos que impedem das pessoas irem realizar seus exames. Muitas pessoas mudam seus planos após marcarem os exames e simplesmente não realizam conforme o que ficou marcado. Na verdade tira a vaga de quem quer e precisa ser atendida – explica a Coordenadora do TFD, Carina Maia.
Comentários